Hoje eu decidi ser organizado

Na data de hoje descobri que o meu canal estava desorganizado. E foi hoje também que descobri que sem organização nenhum negócio prospera. Você pode postar milhares de vídeos no Youtube, você pode ter um blog com todos os assuntos de uma matéria mas se seu canal estiver desorganizado você não vai maximizar seu potencial.

O canal estava bagunçado, os cards apontando para um único vídeo, as telas finais incompletas, etc. Não há formula mágica para organizar tudo de uma só vez, nem script nem computador que organize para você tudo num toque de mágica. O computador é ferramenta de organização, por mais que tenha inteligência artificial não resolve. A inteligência artificial é como uma ferramenta para auxiliar trabalhos manuais. Não é o caso dos cards.

Os cards são o exemplo mais típico de que a inteligência do Google não resolve tudo. Por mais que o Youtube faça uma sugestão de um vídeo a análise manual é ainda “o ouro” da análise.  O que eu quero dizer é simples e está dividido em 2 partes: a primeira é a inteligência de criatividade, que torna humanizado as sugestões de vídeo, a segunda é a própria inteligência criativa, que faz toda a diferença.

Para demonstrar a primeira parte vou exemplificar um jogo de xadrez. Se você já jogou xadrez contra uma máquina vai perceber o quanto chato é jogar contra algo que você não está vendo, sentindo, você não pode blefar, não pode ver qual o estilo de jogo da pessoa, etc. No Youtube funciona da mesma forma: quando você analisa qual é o vídeo ideal para ser sugerido você está colocando um pouco de humanidade na escolha, e as pessoas se identificam com isso, reconhecem que foi algo que não foi a máquina que sugeriu, que teve um toque humano. E isso faz toda a diferença.

A segunda parte já é um pouco difícil de compreender e até você pode dizer que as máquinas já venceram o homem, como aconteceu no xadrez – jogo quase infinito de possibilidades –  mas não. As sugestões humanas, pelo menos no Youtube, muitas vezes ainda são “jogadas” melhores do que a da própria máquina. A verdade é que atingimos a perfeição da “jogada” quando trabalhamos junto com a máquina. Se houvesse um torneio de xadrez em que o homem pudesse jogar com um software auxiliando por perto, esse sim seria as melhores jogadas.

Essa segunda parte pode ser explicada de forma simples. Acontece porque o xadrez, com a tecnologia de hoje, não é um jogo fechado, como ocorre no jogo da velha, onde todas as possibilidades de jogadas são analisadas. Então sempre haverá brechas para o erro. No Youtube acontece a mesma coisa, ainda não é um “jogo fechado”, e pior ainda, há mutação do jogo de acordo com as variáveis do mercado, as notícias, etc. Então o algoritmo do Google pode até ser melhor que o homem em muitas vezes, mas ainda não é perfeito pois sempre estará sujeito a erros.

E foi com esse raciocínio que decidi organizar o canal em playlists fazer cards personalizados, telas finais, etc. Tudo com o auxílio de ferramentas, ou seja da própria máquina: imperfeita, mas muito útil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *